Flaps em um EasyGlider

Partilhem aqui os vossos projectos de motoplanadores, partilhem as vossas fotos, proponham discussão sobre modelos, usem o espaço que é vosso!!!

Flaps em um EasyGlider

Mensagempor Shark » 03 set 2009, 19:26

Finalmente encontrei a maquina fotografica e aqui vai.

Comecei por marcar a linha que iria cortar e o sitio dos servos

IMG_2557.JPG

Depois cortei os flaps usando um mini berbequim e um mandril de 2mm. Tive o cuidado de manter a mesma profundidade de corte que está nos ailerons para puder usar o Elanpor como dobradiça.

IMG_2552.JPG

IMG_2553.JPG

Para quem tiver, aconselho a fazer o corte de baixo com mandril de 3mm e o de cima com um de 2mm, caso contrario usem um bocado de lixa para alargar o corte de baixo para ter os batimentos necessarios.

Batimentos maximos sem o limite do servo

IMG_2554.JPG

IMG_2555.JPG
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Editado pela última vez por Shark em 05 set 2009, 10:51, num total de 1 vez.
Shark
Membro do Staff

Registado: 25 dez 2008, 01:22

Re: Flaps em um EasyGlider

Mensagempor Shark » 04 set 2009, 21:40

Bem finalizadas as pinturas eis a segunda parte.

Apos cortar os flaps passei para estender as fichas dos servos.

IMG_2551.JPG

IMG_2556.JPG

Depois é cortar o buraco para os servos e colocar os servos no sitio

Coloquei os servos de modo a estarem com os braços a cerca de 30% do comprimento do flap.

IMG_2558.JPG

Depois tratei dos horns. Decidi fazer com uma placa de balsa forrada a carbono gentilmente cedida por King_pin :P .

IMG_2559.JPG

Depois foi tratar dos links dos servos aos horns

IMG_2560.JPG

Ficaram meio manhosos mas era o que tinha disponivel em casa. Depois ou faço novo links ou meto algo para o ar fluir melhor :oops:

Fiz um buraco no interior da fuselagem para passar as fichas dos servos de flaps (esta foi a parte onde inventei, se puderem optem por fichas tipo MPX)

IMG_2572.JPG

As duas fichas dos servos.

IMG_2573.JPG

Batimento maximo com servo.

IMG_2575.JPG

Como ja referi vou experimentar com estes batimentos, caso seja pouco faço um furo mais proximo do flap para o flap mexer mais.

Demorou mais por o meu quarto estar assim :lol:

IMG_2576.JPG

Primeira parte do topico foi escrito ali de baixo :lol:

Amanha devo experimentar as alteraçoes e depois digo qualquer coisa
Shark
Membro do Staff

Mensagempor _King_Pin_ » 04 set 2009, 22:37

uma foto mais isometrica da deflexão do flap na volta era melhor? ou então outro fundo... primeiro que eu percebesse onde raio esta o flap deflectido! :lol:
Depois de perceber, pareces ter curso mais que suficiente! ;)
_King_Pin_
Membro do Staff

Registado: 23 dez 2008, 19:46

Mensagempor Shark » 07 set 2009, 00:07

Bem experimentei hoje o EZG na encosta. Devo dizer que voar um EZG de origem na encosta com ventos de mais de 30km/h não é aconselhavel. Modelo batia asas só com a turbulencia do vento, e acho que vi as asas a fazerem uma onda a meio do voo.

De qualquer maneira, flaps travam modelo com relativa eficiencia (apesar de não ter reparado uma descida do modelo, presumo que seja por estar por cima da encosta), mas não posso atestar na sua utilidade em aterragem, pois asas eram tão dobradas em voo que acabaram por não resistir e separam-se do modelo após uma das ligações dos ailerons se desligar e ter tentado recuperar o modelo. Felizmente não aconteceu nada de mais, ficando apenas uma das asas bastante dobrada. Infelizmente a dobra ficou relativamente fragilizada, pelo que devo meter um perfil rectangular de carbono nas duas asas e aproveito e meto tambem na profundidade, se conseguir '^^.

Devo dar novo update daqui a 1 semana que entretanto vou de ferias :D.
Shark
Membro do Staff

Mensagempor Shark » 15 set 2009, 02:49

Bem apos voltar de ferias aqui fica a minha opiniao sobre os flaps do meu Easyglider.

Devo começar por dizer que para o trabalho, quase nenhum, que dá meter flaps num modelo destes, compensa bastante.

Experimentei com ventos de cerca de 13km/h com rajadas a ir até aos 20km/h e quando metia flaps o gajo parava no ar, mas não descia rapidamente com acontecia apenas com travoes. Na encosta com vento absurdo cheguei a ver o modelo a voar de marcha atras, sem descer '^^

Pelo que vi, há duas vantagens principais em meter flaps num EZG.

1º Travoes muito bons sem ter descidas abruptas, obviamente que desce mas com muito mais controlo.

2º Mais controlo de prachamento com travoes ligados, pois os ailerons estao mais longe do fim de curso, pelo que conseguem ter um curso maior, para alem que os flaps tambem ajudam bastante o pranchamento.

O meu teste foi feito numa pista privada com cerca de 1km, que tive apenas para mim :P, tirando quando por la apareceu um aviao que não estava a espera :lol: .

IMG_2592 (Medium).JPG

Aqui fica o segundo voo que fiz.

No dia seguinte, apesar de quase não haver vento, preferi não voar o EasyGlider pois tinha a deriva descolada e preferi não arriscar, entao experimentei o meu Acromaster.

Sinceramente, passar dum EZG para um Acromaster é algo arrepiante. Acromaster mexe que parece uma coisa parva, e apenas utilizei os rates baixos. Quando experimentei os rates altos o bicho enrolou-se todo, tão rapido que rapidamente voltei aos rates baixos :oops: . Inda tenho muito que evoluir :lol: :lol:
Shark
Membro do Staff

Mensagempor Moraes » 15 set 2009, 03:47

ehhhlá os pontos das aterragens vão ser todos teus pá...

Gostei da música, gostei do vôo.

Nos últimos dois dias deu-me vontade de comprar um easy novinho, montar ele bem levezinho, preparar o butterfly, e deixar este só para as provas invés de fazer as macacadas todas que costumo fazer com os meus modelos foam...

Amanhã eu ainda ligo ao meu dealer aqui da zona a ver se tem lá algum easy...

Parabéns Shark, olhe que com este vídeo o Nelson deve estar a se tremer todo... mais um easy para tirar lugar à agui imperial dele :lol: :lol: O que vale é que ele afinal reconheçeu que os easys são o que são...

Estou na perspectiva de voltar ao circuito 8-) espero que realmente se dê esta perspectiva.

Abcs
Moraes
Fundador

Registado: 20 dez 2008, 14:23

Voltar para Motoplanadores eléctricos ou a combustão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes